Como alterar a paróquia atribuída a um pároco a partir do utilizador da Cúria

Em toda a Diocese há mudanças de párocos. Num determinado momento, o Bispo decide mudar um pároco da paróquia e, portanto, as suas funções na paróquia em que trabalhava nos últimos anos cessam e são substituídas por um novo pároco.

Perante essas mudanças, normalmente o pároco cessante tem claro que deve realizar uma transição o mais simples possível para o novo pároco que chega à paróquia. Entre essas tarefas, o pároco entregará as chaves da paróquia, explicará como funcionam as coisas na paróquia, esclarecerá diferentes aspetos importantes da vida eclesiástica da mesma…

Mas o que acontece com o utilizador do Ecclesiared do pároco que sai da paróquia?

É importante lembrar que os utilizadores do Ecclesiared são pessoais, pelo que não podem ser transferidos de uma pessoa para outra, uma vez que o acesso ao sistema inclui aspetos pessoais e privados, como o canal de comunicação da própria ferramenta.

Como agir se o pároco que chega ainda não tem uma conta no Ecclesiared?

Caso o pároco que entra na paróquia não tenha uma conta prévia no Ecclesiared, o pároco cessante deverá criar um novo utilizador para ele, ativando todas as permissões para que, a partir daí, ele possa gerir todas as informações da paróquia a partir do Ecclesiared. Podemos fazer isso em Utilizadores – Adicionar utilizadores.

Como proceder se o novo pároco já tiver uma conta associada ao Ecclesiared noutra paróquia?

Nesse caso, e caso sejamos o pároco que sai da paróquia, devemos sempre pedir à nossa Diocese que faça a alteração. A Diocese, a partir do utilizador diocesano, pode alterar a paróquia associada a esse utilizador. Para isso, a única coisa que a Cúria deve fazer é ir ao separador «Utilizadores» e selecionar no seletor superior a paróquia onde se encontra o utilizador em questão.

Uma vez lá, na parte direita do utilizador, veremos um campo com diferentes ações, entre elas o seguinte ícone vermelho:

O ícone vermelho permitirá mover esse utilizador da paróquia em que se encontra atualmente para qualquer outra paróquia que trabalhe com o Ecclesiared na nossa Diocese. Desta forma, o utilizador não precisa ser eliminado nem alterar a sua senha. Simplesmente, a partir da Diocese, alteramos a paróquia que lhe está atribuída.