A Conferência Episcopal Boliviana anunciou um importante plano de digitalização em colaboração com Ecclesiared, um software líder de gestão paroquial, para ajudar as suas dioceses e paróquias a entrar no mundo digital e descobrir todas as vantagens que a tecnologia lhes pode oferecer atualmente. Este processo de digitalização constitui um marco significativo para a Igreja boliviana, pois demonstra o seu firme compromisso para com os fiéis, oferecendo às paróquias a ajuda da tecnologia para modernizar e melhorar a gestão administrativa.
O principal objetivo do projeto de digitalização é implementar o software Ecclesiared em todas as paróquias do país. O objetivo é não só atualizar as estruturas eclesiásticas com a era digital, mas também otimizar os processos administrativos, simplificando a procura e a entrega de documentos nas paróquias.
O software, reconhecido mundialmente pelo seu prestígio, beneficiou nos últimos anos milhares de paróquias e dioceses em mais de 25 países, tornando-se o mais importante software de gestão paroquial e diocesana do mundo. Tudo isso não passou despercebido à Conferência Episcopal Boliviana que, guiada por Dom Eugenio Coter, bispo italiano e missionário na Bolívia, iniciou um processo de digitalização e modernização nas dioceses do país.
“A adoção de software especializado nas nossas paróquias representa um passo crucial para uma Igreja mais eficiente e conectada na era digital. Este software permite-nos modernizar os nossos processos administrativos e dá-nos a oportunidade de oferecer um melhor serviço às nossas comunidades em todo o país. Agora, os fiéis poderão obter qualquer certidão nas suas paróquias, poupando tempo e custos”, afirmou Monsenhor Coter.
Inicialmente, o Ecclesiared será implementado no Vicariato de Pando e no Vicariato de Reyes, e será gradualmente alargado a outras dioceses do país, como a Diocese de San Ignacio de Velasco, o Vicariato Apostólico de Ñuflo de Chávez…. Posteriormente, estender-se-á às restantes para completar a digitalização da Igreja boliviana, como fizeram muitas outras dioceses do mundo com a ajuda de Ecclesiared.
“Esta iniciativa não só nos ajudará a adaptarmo-nos aos tempos digitais em que a Igreja está a viver, como também reforçará a nossa missão de cuidar, proteger e preservar o rico património da Igreja na Bolívia, fazendo importantes cópias digitais dos nossos arquivos paroquiais. Estamos empenhados em fazer uma transição digital que será benéfica para todos os fiéis e colaboradores das nossas paróquias”, disse Monsenhor Eugenio Coter.
Nas próximas semanas, começarão as sessões de formação onde diferentes membros da equipa Ecclesiared explicarão e formarão o clero, a cúria diocesana e os leigos que colaboram nas paróquias nesta importante ferramenta. As sessões de formação serão fundamentais para assegurar uma transição bem sucedida para a era digital da Igreja boliviana.