Num passo significativo para a modernização e digitalização da Igreja, a Diocese de Ambato decidiu implementar o software Ecclesiared em todas as suas paróquias para proteger os arquivos paroquiais, melhorar a administração e a organização dos sacramentos e, assim, prestar um melhor serviço aos fiéis das suas comunidades.
A partir de agora, as 51 paróquias da diocese equatoriana adoptarão o Ecclesiared, um software reconhecido que integra e simplifica todas as tarefas administrativas que tanto as paróquias como as dioceses realizam diariamente. Desta forma, os párocos e os leigos beneficiarão de uma ferramenta que não só os ajudará a procurar, localizar e imprimir documentos eclesiásticos em apenas alguns segundos, mas também lhes permitirá simplificar grandemente os longos processos de espera sofridos por milhares de leigos quando pretendem obter um documento eclesiástico nas suas paróquias.
Com esta incorporação tecnológica, a Diocese liderada por Monsenhor Giovanny Pazmiño abril segue os passos de outras dioceses do país, como a Arquidiocese de Portoviejo, a Diocese de Latacunga, a Diocese de Riomamba ou a Diocese de Daule, entre outras, que já foram digitalizadas com o software Ecclesiared nos últimos anos.
Nos próximos dias, para garantir uma transição suave e eficaz para o ambiente digital, a equipa técnica do Ecclesiared irá realizar várias sessões de formação destinadas tanto ao clero como aos leigos da diocese. Estas sessões de formação terão como objetivo explicar e familiarizar todos os utilizadores que irão trabalhar com o software a partir de agora com os benefícios que este oferece, garantindo assim a sua correcta utilização e exploração.
A comunidade paroquial equatoriana aguarda com expetativa os benefícios que esta ferramenta trará às suas paróquias para melhorar a coordenação, a comunicação e o serviço em todas as paróquias da diocese.